sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ateu por Ignorância? Qual o seu conceito de Deus:

Nesse vídeo eu falo um pouco sobre alguns possíveis conceitos de Deus: que é Deus? Os ateus são ignorantes? Ou seja, ignoram algumas possibilidades do que poderia ser Deus? O que você entende por Deus?



Este é apenas o primeiro deles, espero fazer muitos outros. Minha ideia é mesmo gerar um debate, é levantar possibilidades. Podem comentar a vontade, dificilmente vou me ofender com algum comentário contrário à minha opinião.

Quem fala o que quer, precisa estar disposto a ouvir o que não quer.

11 comentários:

  1. Ô, Bruno, pelo menos posta o vídeo completo! Não teria graça contestar metade de um argumento! :P

    ResponderExcluir
  2. Ô Mr Teti... o vídeo está completo agora. Contestar metade não existe... hahahahahaahah

    Mas preste muita atenção nas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ser ateu normalmente é rejeitar o Deus de Abraão? Er... basicamente, sim (pelo menos pra mim). Ele e seus coleguinhas: Zeus, Odin, Alah, Olodumare, etc. Uma ou mais entidades *conscientes* que criaram tudo, que representam 'o bem', que ouvem as nossas preces, que consideram a raça humana como seus 'filhos preferidos', que nos fez a sua imagem. Isso tudo é, obviamente, criação humana, para humanos.

    Mas se você passar a chamar Universo de Deus, o Universo existe, portanto Deus existe. Se você passar a chamar de Deus a partícula primordial, a teoria que explica tudo na Física, sim, quase todos os cientistas acreditam que Ele existe (apesar de não termos o encontrado ainda). Se você chama um alienígena que usa o nosso Universo como tubo de ensaio para experimentos de Deus, é perfeitamente possível que ele exista. Se você chamar 'tudo o que não sabemos e não entendemos' de Deus, sim, sempre haverá coisas que não sabemos, que não entendemos.

    Mas isso é só um jogo de palavras. Não é 'Deus' que existe, mas o Universo, a partícula primordial, a equação que explica o funcionamento do Uni/Multi-verso, o alienígena que entornou uma dimensão em outra pra criar o Big Bang, o desconhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Deus é algo que não compreendemos, que algumas pessoas humanizam. Dizemos que não acreditamos em Deus para contrariar essas pessoas como se elas estivessem certas ao definir o que é DEUS dessa forma e na verdade, não estão.

      O conceito de DEUS é anterior a estas pessoas e a estas ideias, o que fizeram foi distorcer a ideia ao que desejam.

      Excluir
    2. Mas nós não compreendemos muita coisa. Se você chamar de Deus tudo o que você não compreende, o termo fica sem sentido. Também não dá pra chamar de Deus algo específico que você não compreende, pois.... você não a compreende.

      Qual o sentido da existência do conceito de Deus, se você tirar toda essa parte 'humanizada', e a sua única interação com ele é em admirar A Criação (pois ele não ouve as suas preces, não odeia seus inimigos, não decide se você vai ou não ganhar na mega-sena)? Não dá pra admirar o mundo e o universo sem chamar alguma coisa de Deus?

      Excluir
    3. Sim, não compreendemos muita coisa, mas não estou chamando qualquer coisa de Deus. Estou mantendo essa ideia associada à criação, que é a ideia básica. Os Deus são associados a criadores ou a seres infinitamente superiores. Não estou fugindo disso não.

      Excluir
  5. Mas algo é verdade só porque ninguém provou o contrário? Russell's teapot?

    Não sou contra a idéia de que exista um Criador. Mas acho que qualquer crença de que nós temos alguma importância especial pra Ele não faz sentido. Fora que a existência de um criador não explica como ele existe, portanto, é uma resposta tão boa quanto 'não sabemos'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, algo não é verdade só porque ninguém provou o contrário, não é mesmo. Mas não falei isso.

      No vídeo eu falo sobre afirmar que NÃO EXISTE DEUS, sobre não acreditar em DEUS por se basear em um conceito criado por um grupo de pessoas. Sobre não acreditar no DEUS que nos foi imposto. Afinal, pode ou não existir um criador. Não afirmei categoricamente que existe um.

      Também não quero dar uma resposta melhor do que o acaso. Só quero debater o tema, quero desconstruir uma imagem de Deus que temos. Mais vídeos virão.

      Excluir