segunda-feira, 13 de junho de 2011

Distorção da Realidade

Todos nós distorcemos os acontecimentos a nosso favor, isso sempre acontece. Só que algumas pessoas fazem isso em demasia. Eu não sei o quanto é consciente e o quanto é inconsciente, mas acontece. E achamos que estamos nos favorecendo quando colocamos essa pequena mentira em nossas mentes, mas quando perdemos a noção que isso não é verdade, aí a coisa complica.

Mentir para os outros porque você pretende ter alguma vantagem é feio, mas você ainda sabe que está mentindo. Chega um ponto onde você distorce a realidade sempre. Percebendo ou não você muda a sua versão da história e quer que os outros acreditem nisso.

No início todo mundo acredita, mas não demora muito até os primeiros perceberem o quanto você é desonesto com os fatos e isso passa a te prejudicar. Sempre que você fala aparece a desconfiança. Será mesmo que é verdade? Será mesmo que foi assim? Você passa a ser sempre duvidado.

Até aí, está ruim, mas não é o fim do mundo. O pior é quando você começa a basear suas atitudes nas suas mentiras. Ou seja. Toma uma decisão baseada em um fato que nunca aconteceu. Pode ser que tudo dê certo algumas vezes, mas se você parte de idéias erradas, tem grande chance de chegar a uma conclusão errada sobre as coisas e isso vai acontecer na maioria dos casos. Aí sua vida se torna um inferno e tudo passa a dar errado, mesmo que você faça tudo aparentemente certo.

Você está fazendo as coisas baseado nas suas idéias falsas. Elas lhe fazem tomar a decisão errada e agir errado para concertar o problema. No fim, provavelmente, você terá um resultado inesperado.

Então, se alguém está te falando as coisas que você leu acima e você acha que tem problemas. Pense um pouquinho. Será que as outras pessoas estão certas? Ou você não faz isso? Sua vida está ruim por outro motivo? Se for por outro motivo, procure ele, mas cuidado, você pode passar o resto da vida mentindo para você mesmo e encontrando o motivo errado.

Procure sempre a verdade. Tente ser fiel aos fatos, sempre.