terça-feira, 15 de março de 2011

Conhece-te a ti mesmo

Conhecer-se é uma das coisas mais difíceis e uma das mais importantes. Se não for a mais importante de todas.

Ao ignorar seu próprio "eu" você estabelece objetivos que não é capaz de alcançar e se frustra por não conseguir chegar lá. Você estabelece compromissos que não é capaz de honrar e decepciona as outras pessoas com as quais se comprometeu.

Você se sub ou super estima. Ao fazer isso, deixa de tentar algo por não acreditar que pode ou não faz o esforço necessário para chegar onde poderia por se achar melhor do que devia.

Além disso tudo, ao fracassar você não consegue entender o motivo. Porque isso aconteceu? Como? E a resposta é simples. Você não se conhece. Seus planos estavam errados. Mesmo que tudo que foi planejado tenha sido executado, o plano não funciona para você, porque você não é quem imagina ser.

O pior de tudo é. Como você não sabe porque não deu certo, então imagina que a culpa não é sua. Se você fez tudo o que precisava, como pode a culpa ser sua? Então a culpa é de outra pessoa, certo? Quantas vezes você fracassou por culpa própria? Poucas? Nenhuma? Pensa bem, mas seja honesto.

Isso acontece com todo mundo em grau maior ou menor e quanto mais você se analisa, maiores são suas chances de sucesso.