segunda-feira, 7 de março de 2011

Os Defeitos dos Outros

Uma das coisas mais fáceis do mundo é enxergar os defeitos dos outros. Uma das coisas mais difíceis do mundo é enxergar o próprio defeito.

A nossa tolerância com os defeitos alheios é tão grande quanto é a compreensão dos nossos próprios defeitos. Quando compreendemos que não somos perfeitos, passamos a ter mais tolerância e calma com os que vivem ao nosso redor porque aumenta o nosso entendimento de quanto os outros nos suportam.

Se você não sabe que tem defeitos e não sabe que incomoda os que estão a sua volta, então você não tolera o comportamento desagradável deles. Isso acontece justamente por que sua mente inocente acredita que só os outros tem problemas. Não você.

É bem comum existir uma pessoa dentro de casa que briga com todas as outras na maioria do tempo e reclama do comportamento alheio sempre. Mas se você filmar as cenas e mostrar a uma pessoa externa a confusão, verá que o culpado é quem reclama dos outros. Será assim em 90% dos casos.

Acredite, a chance de você não incomodar outras pessoas com seu comportamento é mínima. Então, por mais difícil que possa parecer, tenha mais tolerância com os defeitos dos outros. Tenha pelo menos tanta tolerância quanto você gostaria que eles tivessem com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário