segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mostrando a Verdade

Porque você precisa sempre mostrar a verdade para a outra pessoa? Porque você precisa mostrar que está certo?

Você pode estar errado, já pensou nisso? Mas assumindo que esteja certo, qual o problema em deixar a outra pessoa pensar o que ela quiser? Por que razão você precisa mostrar que a sua opinião é a correta? Será que você deseja abrir os olhos da outra pessoa? Ou será que ela vai tomar uma decisão errada e isso afetará sua vida também? Bom, se forem esses os casos, então que seja, é para o bem, mas e se não for?

E se você quiser mostrar que está certo apenas para estar certo? Apenas para satisfazer o seu orgulho? Para que? Qual o problema em deixar a outra pessoa pensar o que quiser? Você falou uma vez, porque insistir em repetir a mesma coisa? Se o outro não ouviu, não pensou, é porque ele também acha que está certo. Ou ele está certo, ou é orgulhoso também e sendo assim, não adianta. As vezes nem mesmo a prova mais incontestável do mundo faz o outro lado mudar de idéia e tudo que você consegue são momentos de stress e inimizade.

Então, pense bem antes de querer mostrar pra outra pessoa que ela não está certa. Primeiro porque você pode estar errado. Segundo: mesmo que você esteja com a razão, existe grande chance de você conseguir uma briga e uma inimizade ao invés de algo bom.

Se o cara acha que jacarés são da cor rosa, o problema é dele. Isso interfere na sua vida em alguma coisa? Então deixa ele pensar que o jacaré é rosa.

Existem casos diferentes, onde ambos estão dispostos a ouvir o outro lado e aprender, mas isso é raro. Saiba reconhecer quando um oportunidade dessas aparecer e aproveite. Não é todo dia. De outra forma, respire, se acalme e deixe para lá.