terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pra Mim Não Dá

Pra você não dá? Você não consegue? É muito difícil? Pois é, eu também já passei por isso. Por algum movito o que se aplica a outros não se aplica a nós, nem a mim, nem a você. Tudo aquilo que os outros conseguiram e nós não, só foi possível porque eles tinham uma condição especial na vida deles, que nós não temos.

Acho que eu já passei uma ou duas vezes na vida por essa condição especial, mas quando eu me lembro do passado, não consigo me lembrar do que era tão especial, ou o que era tão diferente assim em relação a vida dos outros. A não ser por uma coisa. A determinação.

No final das contas, o que era mesmo diferente era a determinação e nada mais do que isso.

Me lembro bem de um cara que trabalhava comigo, já acima dos seus cinquenta anos, filhos crescidos e tudo mais. Em uma conversa ouviu um garoto de menos de 21 anos dizendo que não conseguia fazer certas coisas, que para ele não dava. Era algo relacionado a trabalhar e estudar. Não lembro exatamente o que.

Aquele senhor virou e falou para o garoto: "Você não consegue porque você nunca precisou. Sempre pôde contar com outras pessoas e resolver de outras formas. No dia que você precisar mesmo, eu te garanto que você vai conseguir".

Esse mesmo senhor passava por dificuldades no trabalho, vivia um momento de instabilidade. O projeto dele poderia acabar a qualquer momento e a vida estava bem estressante por lá. Ele tinha ficado parado no tempo, sem se atualizar na profissão (informática), mas ele resolveu estudar. E poucos meses depois foi aprovado em um concurso do Ministério do Planejamento.

Isso aconteceu a menos de um ano do momento em que escrevo essa mensagem. E não tenho como não me lembrar disso. Foi um grande exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário