quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Exemplo

Quantas vezes vocês já tentou argumentar algo ou mostrar uma opinião para alguém, algo bom, que trará benefícios para a vida daquela pessoa, mas ela simplesmente o ignorou, rechaçou sua ideia imediatamente, ou ouviu tudo, mas não fez nada? Acho que esse é o padrão do nosso comportamento, mas existe uma coisa que realmente muda isso. É o exemplo.

Quando você mostra como fazer, mostra que você faz e acima de tudo, mostra o resultado daquilo, aí sim, convence a pessoa. Isso, se ela quiser conseguir a mesma coisa que você, claro. Um exemplo só nem sempre é suficiente, as vezes são necessários vários sucessos para convencer alguém.

O exemplo também consegue o efeito contrário e talvez mais forte. As vezes você precisa de 10 sucessos para a outra pessoa levar em consideração, mas basta apenas um exemplo de insucesso para a pessoa nunca mais querer saber daquilo. Se o insucesso acontecer com essa outra pessoa, pode acreditar que mais dez amigos serão contaminados pela mesma ideia.

Então, parece importante que tentemos sempre mostrar o bom exemplo, porque ele pode fazer as coisas seguirem por um bom caminho para nós e para os que estão a nossa volta.

Mas o curioso é como as pessoas se prendem ao mal exemplo. O ser humano tem uma tendência a não querer mudar seu comportamento e um exemplo de falha é todo o argumento que a mente presa precisa para se manter onde está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário