sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lado Positivo

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos é nos mantermos vendo sempre o lado positivo das coisas. É muito difícil e eu tenho passado por esse problema a um tempo.

criei o blog para falar dos processos pelos quais nossas mentes passam, mas a idéia era fazer uma análise mantendo o lado positivo em evidência. Infelizmente, passei por momentos não positivos e comecei a fazer análises focando estes momento ruins.

O fato é que não importa sobre o que é a sua análise, se você estiver falando do lado negativo, mesmo que seja reclamando dele, você será afetado negativamente por isso. Enquanto se você estiver analisando o lado positivo, tudo será diferente.

Nós temos o custume de ver o copo sempre meio vazio e esse é o problema. Quando o copo está meio cheio, o foco é na água. Quanto achamos que ele está meio vazio, pensamos na seca e nós atraímos o que pensamos.

Eu sei muito bem disso porque pensei positivo a minha vida inteira, mas nos últimos dois anos eu me foquei mais no outro lado, e comecei a sentir os efeitos. Antes, quanto mais fácil e tranquilo eu achava as coisas, mas fácil e tranquilo tudo ficava, mas quando eu comecei a me preocupar com coisas ruins, a vida piorava cada vez mais. Não por coindicência, quando eu comecei a melhorar meu pensamento, as coisas simplesmente começaram a acontecer de forma melhor e foram se resolvendo.

A minha mudança foi pequena, mas foi suficiente para resolver o problema. Eu não acreditava nisso tudo que estou escrevendo até a alguns anos atrás. Depois que passei a acreditar, nunca tinha podido testar efetivamente. Eu usava sempre o passado como referência, mas agora, vivi algumas experiências distintas e as coisas se mantiveram exatamente como eu acredito que eles se comportem.

Chegava ao ponto de tudo estar ruim, menos as coisas em que eu me focava como boas. Era como se eu só cuidasse de um prédio e ele estivesse lindo e intacto, mas todos os outros, despedaçando. Eu demorei para perceber que eu estava indo contra o que eu mesmo acreditava.

Meu retorno ainda é parcial. Isso leva tempo. Preciso reaprender a reclamar pouco e pensar mais no lado bom. Quando se é muito crítico, é pior ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário