sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Denial is The Most Predictable of All Human Responses"

Negar, essa é sempre a primeira opção de um ser humano quando se encontra pressionado ou contrariado. Nós sempre negamos aquilo que nos assunsta, aquilo que nos confronta ou nos desafia.

Não queremos experimentar, não queremos mudar, não queremos tentar, não queremos melhorar, não queremos acreditar.

Quando nossa comodidade ou nosso ego são feridos, nós negamos. Não aceitamos que outros nos digam o que está errado. Não admitimos que uma pessoa de fora apareça e mostre o que está errado aqui dentro. Isso machuca, dói.

Mentimos para nós mesmos dizendo que quem está falando, está errado. Invetamos desculpas, mascaramos a situação e até colocamos outras coisas em discussão e acima de tudo, negamos.

Eu não quero, eu não fiz, eu não sou assim, isso não é bom, não vai dar certo.

Alguns poucos conseguem absorver e pensar a respeito em um futuro próximo, mas são poucos, porque a maioria não vai pensar a respeito, pelo contrário, vai ficar com raiva e se deixar dominar por isso por um bom tempo. E pouquíssimo conseguem não negar. São mais raros ainda os que não negam e ainda admitem, na hora, que a outra pessoa tem razão.

O maior grupo está perdido, vai precisar apanhar muito para aprender, muita dor e muito sofrimento. Os outros conseguem viver experiências melhores e aprendem mais rápido.

PS: Só para constar, o título do post ("Denial is The Most Predictable of All Human Responses")está em inglês porque foi dito pelo Arquiteto no filme Matrix 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário