sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Meditação e Insônia

Ontem foi um dia em que acordei no meio da noite por causa de uma tosse e não conseguia mais dormir. Minha consciência ativou e comecei a pensar em assunstos que não desejava lembrar naquele momento especifico. Depois disso, olhei para o relógio, que marcava 3 horas da madrugada, e pensei: ferrou, amanhã vou acordar morrendo de sono.

Durante a insônia, tentamos dormir e nossa mente não nos deixa. Quanto mais desesperados para conseguir, mais o cérebro trabalha. Então, o que fazer? Foi aí que me lembrei do filme "Depois da Terra", quando Will Smith fala para seu filho: "Take a knee, cadete!" e o menino se ajoelha e começa a se acalmar.

A solução é colocar a mente em conflito. Você quer dormir e ela quer pensar, então, sente-se e medite, relaxe, aprofunde a respeiração e deixe os pensamentos passarem, não lute contra eles. Foque na respiração e no relaxamento. Depois de uns dez ou quinze minutos, a situação se inverte. O consciente quer meditar e a outra parte passa a querer dormir. O maior obstáculo à meditação, pelo menos no meu caso, é o sono.

Problema resolvido. Depois disso, dei uma abraço na esposa e dormi como uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário