segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Custo de Oportunidade, Uma Questão de Escolha

A Economia é a ciência que estuda a escolha quando os recursos são escassos, e eles quase sempre o são. Raríssimos os momentos onde não precisamos decidir entre duas ou mais coisas ou situações. Quase tudo na vida é fruto de escolhas. O custo de oportunidade é o custo relacionado à melhor opção que você não escolheu.

Isso significa, que sempre que você não puder escolher todas as coisas ao mesmo tempo, você terá um custo por optar por uma oportunidade. É o custo de não fazer a melhor das outras coisas. O que você precisa é saber qual escolha te trará mais benefícios. Sendo assim, fica fácil deixar uma de menor benefício para trás.

Só tem um problema: para escolher, é preciso saber o que se quer. Como determinar o que é mais vantajoso quando não se sabe o que considerar? O que é melhor? Ir ao cinema ou comer pizza? Ir a praia ou jogar futebol? A resposta não é absoluta e quando não se tem tempo para as duas coisas, a escolha não selecionada é o custo que se tem pela opção feita. Jogar futebol lhe custou não ir a praia, mas pode ser que você se sinta melhor jogando futebol.

Algums escolhas podem ser refeitas dia após dia, outras, apenas uma vez na vida. As vezes o Universo nos presenteia com uma segunda chance de escolher algo importante e para escolher com sabedoria é preciso se conhecer muito bem, de outra forma, você pode não saber que critérios valorizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário