quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acúmulo

Acumular sentimentos ruins é uma das piores coisas que um ser humano pode fazer com ele mesmo e com as pessoas a sua volta.

Muita gente meio que "gosta" de fazer isso. Se sente "bem" com essa atitude. Parece que dá uma sensação de justiça em relação aos outros.

O que a pessoa faz é acumular todas as mágoas possívels em relação ao um outro indivíduo o máximo possível e a cada novo problema gerado pela mesma pessoa todo o resto retorna e a barrinha de energia acumulada apenas sobe.

Isso torna as menores atitudes insuportáveis. Lembre-se que quanto mais vazio está o local, mas coisa cabe nele, mas quanto mais cheio, o menor volume é capaz de causar uma explosão.

Imaginem um pneus prestes a explodir com tanto ar e eu coloco mais ar. Se você for tão resistente quanto um pneu, o acúmulo vai resultar em uma explosão. Se você for tão resistente quanto um saco plástico, a ruptura será bem menor. Mas qualquer que seja o caso, será difícil demais para você e para os outros.

Os sentimentos do acúmulo serão sentidos bem antes da explosão e a vida vai ficar ruim, muito ruim, até se tornar insuportável.

O problema maior é que as vezes temos a ilusão que explodimos por causa dos outros, mas não é verdade. Explodimos por causa de nós mesmos, porque guardamos isso dentro de nós.

Alguns guardam, outros remoem e aumentam a mágua, o rancor, o ódio. Ficam pensando nisso o tempo todo e até procuram situações de associação para relembrar as piores cosias possíveis.

Isso não faz bem. Se você passar por problemas, deixe-os ir embora tão logo quanto eles tenham passado. Remoer, remoer, relembrar, repensar os detalhes, normalmente não vai te ajudar. Não adianta ficar relembrando mil vezes que alguém te ofendeu. Bastar saber que a pessoa te ofendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário