quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Vida Relativa

A nossa vida é muito relativa às nossas crenças. As atitudes que tomamos no dia a dia são consequência das coisas que pensamos. O que você acredita pode fazer muita diferença na forma como se vive e no quanto se é feliz ou infeliz.

Quem acredita no fim de tudo após a morte pode acabar perdendo os motivos para querer ficar vivo após de certa idade, ou após aproveitar muitas coisas. Você já conseguiu  tudo o que queria, se divertiu e agora está velho. Sente apenas saudade do que fez e não consegue mais fazer o que queria. E aí? Que diferença faz continuar ou não continuar aqui?

Se você está sofrendo de uma terrível doença incurável e degenerativa e vive mal todos os dias. Que diferença faz? Que diferença faz ajuda alguém ou não? Porque permancer aqui? Não estou dizendo que essas pessoas não necessáriamente ruins ou tristes, não é isso, mas se você tem 70 anos, para que estudar? Para que se melhorar?

Se você acredita no fim da vida no momento da morte, então você deve aproveitar muito, aproveitar tudo, fazer o máximo e gozar dos maiores prazeres pelo maior número de vezes que conseguir para não ficar se lamentando quando chegar perto do fim. Você com certeza dirá: "Aproveite a vida porque ela é curta. Quando você for ver, ela já passou e acabou. Passa rápido demais."

Se você acredita na continuidade das coisas, tudo muda bastante de figura, porque você não vê a morte como o fim. Por mais velho que esteja, ainda existe o que aprender. Ainda existe o que fazer e nada será jogado fora. Para os que tem muitos problemas, doenças terminais e complicadas, existe a expectativa do alívio.

A perspectiva de continuidade após a morte tem o mesmo efeito da perspectiva de acabar o segundo grau e ir pra faculdade, ou sair da faculdade e ir para o mercado de trabalho. Quanto melhor for a sua escola, quanto melhor você se sair antes, maiores serão as chances de você seguir melhor em seus negócios e na sua vida posterior. Nada é garantido, mas aumentam as chances. Quanto mais você se educa, quanto mais se prepara, melhroes são as chances de sucesso, certo?

4 comentários:

  1. Se você acredita que a morte é o fim, você sabe que você só tem esta vida para aproveitar, aprender, ser feliz.

    Se a morte é o fim, não faz sentido ficar esperando por ela.

    Se a morte é o fim, você não precisa ter medo dela (ou de qualquer punição divina).

    Se você tem uma doença incurável, e sabe que vai ter uma morte lenta e dolorosa, você pode querer (não fazer, porque a lei não permite) a eutanásia, sem precisar ter medo de ir direto pro inferno (ou 'umbral' ou qualquer outro lugar de sofrimento eterno).

    Pintar ateus como seres infelizes e sem objetivos é tão ridículo do que dizer que religiosos são todos idiotas que sofreram lavagem cerebral. Não faça.

    ResponderExcluir
  2. Tetsuo. Na sua terceira parte. Temos medo da morte justamente por acharmos que ela é o fim. Pelo menos a maioria é assim.

    Não toquei no assunto ATEU ou DEUS. Você pode ser Ateu e ainda assim acreditar em vida após a morte. Uma coisa não está necessariamente ligada a outra. Você concorda que pode ser que vc reencarne e Deus não exista? A princípio, nada impede.

    Qto a Eutanásia, eu não estava me referindo a doentes terminais, masa pessoas que nasceram com problemas, ou que sofreram muito aqui após ficaram paraplégicas ou coisas desse tipo. Mas existem outros casos.

    O que eu estou querendo dizer e é verdade, é que se vc realmente acredita na sequencia da vida, vc age diferente. Se acaba na morte, então é melhor correr porque o tempo está acabando. Se não acaba, vc pode deixar para depois e aproveitar algumas coisas por mais tempo. A sua crença afeta suas decisões.

    ResponderExcluir
  3. Espiritismo não-cristão?

    Bem, ok. O problema do espiritismo é que, mesmo que a existência de uma divindadae pessoal não seja necessária, é requisito que hajam:

    1. o certo e o errado universais, já que os espíritos 'evoluem', não no sentido da seleção natural, mas no sentido de 'melhoram'. Nothing is true, everything is permitted. Bondade e maldade são conceitos humanos, e não 'cósmicos'.

    2. uma hierarquia entre os seres (humanos ou não), já que há uma 'evolução' de uma vida para outra, e ninguém reencarna cachorro nem foi uma bactéria numa vida anterior. Essa idéia, pra mim, fica cada vez mais ilógica.

    3. alguém que organize isso, porque, diferente da teoria da seleção natural de Darwin, este sistema não é 'auto-gerenciável'.

    Mas enfim, se faz bem pra você, continue acreditando. Se acha que se você não acreditar nisso, você vai ficar vegetando quando ficar velho, ou vai acabar com a sua saúde na esbórnia, cara, CONTINUE ACREDITANDO!

    Só não assuma que, se eu não acreditar nisso, EU vou me acabar na esbórnia ou virar um vegetal, porque isso não é diferente daquela beata que acredita que se eu não for à missa todo domingo, eu vou queimar no inferno.

    ResponderExcluir
  4. Tetsuo, antes de mais nada, obrigado por comentar aqui no Post, sei que essas coisas tomam tempo. É sempre um prazer conversar com vc, mas vamos ao que interessa.

    Umbanda e Candonblé acreditam em espíritos, mas eu não tenho certeza se acreditam em Jesus Cristo. E não sei até que ponto eles acreditam ou não em um DEUS. (Se acreidtam em espíritos, podem ser denominadas espíritas, mesmo que muitos espíritas não gostem disso.)

    Outra coisa, existem muitos não cristãos, que acreditam eu DEUS ou DEUSES. Não misturemos as coisas.

    Suponha por um momento, só por um momento que se vc morrer, sua consciência permanece livre e individualizada ok? Vc se torna espirito em algum plano qualquer. Aceite essa premissa por enquanto.

    Assumindo essa premissa, o que impede que exista nesse plano uma organização hierarquica entre os espíritos sem a existência de Deus? Veja bem. Para vc não existe Deus, entretanto, a Terra é toda "auto-organizável", certo? Em algum momento se foramaram clãs, vilas, impérios, reinados, ditaduras, estados democráticos e agora estados democráticos de direito. Se isso aconteceu sem a existência de Deus e sem os conceitos cósmicos de bondade e maldade, então, partindo daquela premissa, o que impede que o mesmo aconteça em um mundo espiritual?

    Os mais bens instruidos e dotados se dão melhor aqui na Terra. O que impede que o conhecimento e a evolução mental não sejam a diferença na balança em um possível mundo espiritual?

    E se vc NÃO fosse obrigado a evoluir espiritualmente, como vc NÃO é obrigado a evoluir aqui na Terra? Mas a sua evolução aqui garante uma vida melhor, ou pelo menos aumenta suas chances. E se for da mesma forma em outro plano? Qual argumento lógico, refuta essas possibilidades?

    -----------

    Aqui é outro assunto

    Falando da parte Espírita Kardecista, porque eu não falei disso acima. Para falar disso, eu teria que te explicar muita coisa. E eu sei bem pouco comparada ao universo de informação que existe. Como já falei, estou me aprofundando.

    Mas existe sim uma evolução de um vida para outra, mas você teria que estudar a doutrina para entender melhor o que acontece. A doutrina Espírita Kardecista é bem mais complexa quando se estuda ela. E não dá para criticar sem se aprofundar. Eu mesmo comecei a me envolver aos 15 anos. Só que só fui me aprofundar no último ano. Percebi que a superfície engana bastante.


    ----------

    Por último, fez diferença para mim, mas foi muito mais sútil do que vc imagina. Eu já não ia para esbórnia quando era Ateu. Mas não estou partindo do meu exemplo particular e indo para o geral. As coisas que eu citei no texto são observação feitas de mim mesmo e de outras pessoas.

    Eu vejo na minha família, em mim, nos colegas de trabalho, nos colegas de Internet e comparo as atitudes. Claro que isso não é simples, porque muitas vezes a pessoa diz que acredita em algo, mas mente. E existem outros complicadores.

    ----------

    Mais uma vez, eu não assumi nada. Por incrível que pareça, foi vc quem concluiu que eu estava dizendo isso. ("Só não assuma que, se eu não acreditar nisso, EU vou me acabar na esbórnia...")

    E vou te explicar porque. Porque eu acredito e acredito MESMO (tenho certeza e não é da boca para fora) que vc reencarnou várias vezes e que por mais que vc não acredite em Deus agora, vc evoluiu o suficiente para saber que ir para a esbórnia não vai te fazer feliz.

    E que mesmo sem acreditar em Deus, você também tem uma motivação interior para aprender coisas e provavelmente, vai se sentir motivado até o fim da vida. E outras coisas mais. Você evoluiu o suficiente para ajudar seus companheiros de trabalho quando eles precisam de ajuda, mesmo sem precisar fazê-lo, enquanto outros não. Assim como você evoluiu o suficente para ser diferente em muitas outras coisas. Pelo que eu acredito, eu não poderia ter assumido o que vc acha que eu assumi :_)

    ResponderExcluir