quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Distorção

Quantas e quantas vezes nós distorcemos a realidade para amenizar a dor que sentimos em nossos corações? Quantas vezes distorcemos a realidade para amenizar a dor causada por nosso orgulho?

As pessoas distorcem o que aconteceu para que possam se sentir melhor perante os outros e diante de si mesmas porque não suportam a realidade. Isso as machuca. E o mais sinistro é que muitas e muitas vezes nós nem percebemos que estamos falando algo diferente do que aconteceu de verdade.

É impressionante a capacidade que nossa mente tem de distorcer os fatos que vivemos e pelo quais passamos. Se perguntarmos a todos os envolvidos em um mesmo fato: O que aconteceu? Ouviremos várias versões diferentes e cada um sustentará a sua. Sabe o que é o mais engraçado? Cada versão costuma favorecer justamente quem está contando a história.

Somos nós tentando nos favorecer a todo custo. Tentando amenizar a dor. Fazemos isso engando aos outros e a nós enganando.

Mas ao contrário do que diz a filosofia, a verdade é uma só. Aconteceu de uma forma. Cada pessoa sentiu de tal jeito e teve tal intenção. Não existem 3 verdades do mesmo fato. Existem coisas relativas. Ou pontos de vista. Mas o que aconteceu, sim, aconteceu de uma determinada forma e não importa o quanto se negue, o quanto se queira esquecer, o quanto se minta, aquilo aconteceu e o máximo que podemos fazer é: ou aceitar e falar a verdade, ou tentarmos nos enganar e mentir para os outros.

Um ponto de vista, ou uma relativização não muda um fato. O Sol parece se mover ao redor do nosso planeta para quem está vendo da Terra. E falamos isso todos os dias ao dizermos que o Sol vai se por ou nascer, mas não muda o fato de que a Terra que gira em torno dele. Eu posso falar o que eu quiser, mentir o quanto eu quiser, mas a verdade é essa.

Mas será que um dia nós vamos ter que rever essas verdades que escondemos e aceitar que estavamos apenas nos enganando? Ou será que as mentiras podem passar em branco no final das contas?

Eu, sinceramente, acredito que você pode mentir o quanto quiser, mas um dia, vai se deparar com a verdade e a dor de aceitá-la depois será muito, muito pior. Não é melhor aceitar seus defeitos agora? Não é melhor encarar a verdade agora?