quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Projeção - Faça Diferente

Que tal lermos a definição de projeção segundo a psicologia? Aprendi isso pela primeira vez poucos dias antes de ir ao psicologo pela primeira vez.

"Em psicologia, projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Tavris Wade, a projeção psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projetados em alguém.

A projeção psicológica reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não, fazendo com que a mente consciente não os reconheça. Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio. Em tal caso, a mente evita o desconforto da admissão consciente da falta cometida, mantém os sentimentos no inconsciente e projeta, assim, as falhas em outra(s) pessoa(s)."

Essa é uma definição da Wikipédia, não minha. De qualquer forma, eu acho que o indivíduo se torna especialista em achar o seu defeito nos outros. De verdade.

Eu mesmo sou assim e era mais ainda antes. Eu me tornei mestre em ver nos outros o defeito que eu mais tenho. E eu só percebi quando ouvi minha esposa falar algo que não era para me afetar, mas acabou afetando e aí eu compreendi.

Alias, dizem que precisamos conviver em família porque é a família que aponta nossos defeitos e nos faz melhorar. Só que muitos de nós não aceita que seus defeitos sejam apontados. E outros, fazem a projeção e acusam seus familiares de serem o que elas (que estão acusando) são.

Eu ficava irritado pelo fato dos outros terem o meu defeito e não via que eu tinha aquele defeito em muito maior grau. Qualquer sinal daquele defeito na outra pessoa me deixava bravo. Depois eu entendi. Eu ficava bravo porque não conseguia me controlar e fazia isso sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário