quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Desabafo Psicológico

Você sabe para que serve um psicólogo? Aquele cara que te ouve e não te dá remédio, porque se desse, seria um psiquiatra (aí você é doido :_) ).

Essa pessoa serve para ouvir os seus desabafos. Claro que existe muito mais coisas do que isso, mas no geral, é uma pessoa treinanda para receber todas as pauladas que você quer dar nos outros, mas não pode. É onde você desabafa.

Só que ele não está envolvido com você pessoalmente, então, é capaz de lhe dizer algumas verdades e você pode tentar levar para o lado pessoal, mas não adianta muita coisa.

O fato é que você sai de lá se sentindo muito melhor, renovado. Seu stress vai embora e fica com ele. Você desabafa de verdade, conta tudo, se liberta dos sentimentos ruins que estão lá dentro.

O desabafo alivia a pressão, faz com que você se sinta melhor, esvazia tudo aquilo que iria estourar. E aí, não estoura.

Recomendo a experiência para quem nunca passou. Desabafar é muito bom, mas com alguém imparcial e especializado é melhor ainda. Porque você não vai poder mandar nele, nem exigir nada. Se fosse um conhecido, você o faria.

Pois é, veja como é curioso. As pessoas pagam para desabafar. Pagam para não poder mandar no outro, para não poder exigir nada e me parece que aí está a magia. Claro que essa é apenas uma opinião minha, sem nenhuma base ciêntifica e sem querer desmerecer o trabalho de ninguém, pelo contrário. Não é fácil servir de saco de pancada e não se estressar.

Então, se você está estressado, quer bater em alguém, converse, mesmo que seja com você mesmo. Escreva, fale, tenha um diário. Qualquer coisa assim. Reflita sobre os seus sentimentos. Acho que isso pode te ajudar muito.

Um comentário:

  1. Lila é o palco da vida. E a vida é Maya. Maya é ilusão. Não que as coisas não existam, mas não são como pensamos. Sabendo disso, fica mais fácil deixar a mente serena e deslizar no nosso próprio movimento. Nunca paramos, tudo é movimento. Podemos confiar em Quem comanda tudo o que achamos que existe e fazer nosso movimento mais tranquilo. Se estamos vivos, precisamos viver. Mesmo sem compreender a vida, necessitamos prosseguir e dissolver todos os nossos obstáculos, todas as nossas provas. Por fim, que tal sermos felizes, mesmo com os pela-sacos - como você diria. Estes não merecem que nós não sejamos. E, um dia, haveremos de a tudo compreender.

    Namastê.

    Fatima Miranda.

    ResponderExcluir