quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Disciplina

Porque manter a disciplina? Porque levar uma vida "robótica" e cheia de regras? Porque não ser livre e ter mais tempo para tudo?

Essas são questões que os indiciplinados colocam durante todo o tempo, mas eles não sabem como é ser disciplinado. Por isso pensam assim. A disciplina te ajuda a manter os acordos que você tem com você mesmo e com os outros. Lembram dos acordos?

A verdade é que os indiciplinados não tem tempo para nada, porque as atividades do dia a dia, por mais simples que sejam, demoram muito mais tempo do que deveriam e eles nem percebem como o tempo se esvai em sua falta de foco.

Pois é, é a disciplina que te ajuda a alcançar seus sonhos, porque ela te dá tempo para que você possa ir atrás de seus desejos. Os indisciplinados deixam o tempo e as oportunidades escorregarem pelas mãos, as coisas se vão ao vento porque eles nunca podem aproveitar a chance diante dos olhos. Estão ocupados com outras pouquíssimas coisas.

A disciplina é a arte de se manter focado no seu objetivo, de fazer as coisas quando e como você mesmo planejou fazer. Ninguém está falando em seguir regras dos outros, mas se você estabeleceu algo para você mesmo, deve ter um bom motivo para que você tenha feito assim. Talvez seja o seu sonho. E é ai que entra a disciplina.

Eu não sou muito disciplinado, sou nível médio para cima. Conheço pessoas muito mais e muito menos disciplinadas. Os seres que são muito menos disciplinados estão sempre reclamando que não tem tempo e estão sempre não conseguindo fazer o que queriam.

Eu, por outro lado, não tenho disciplina para limitar a quantidade de coisas que quero fazer e acabo fazendo coisas demais. Mas tenho disciplina para me manter fazendo essas coisas que escolhi fazer e saber parar é meu ponto fraco. Isso acaba comigo, mas mesmo assim, consigo fazer muito mais coisas. Ainda precisa aprender a escolher as coisas certas e a deixar as erradas irem embora. Aos poucos, parece que estou melhorando nisso.

Antes de reclamar de alguém disciplinado, seja primeiro e entenda como isso afeta sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário