quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Porque não Debater Sobre Religião?

Tenho me perguntado muito se existe uma razão para as pessoas não debaterem religião. Antes de mais nada, acredito mesmo que existe uma religião que é a melhor para cada indivíduo neste momento em que ele vive, mesmo que seja não ter religião.


A minha religião é a compreensão, é a busca pela verdade, não importa qual seja ela. Não consigo conceber outra coisa que não seja isso: ir atrás da realidade. Por isso, tento incançavelmente debater com colegas das mais diversas religiões, mas tenho pouco sucesso nas tentativas. As pessoas se recusam e quando se permitem fazer, se ofendem facilmente.

O debate só irá te fazer cada ver melhor, a cada um você terá mais conhecimento. Isto só irá te enfraquecer a fé se você não conhecer o suficiente dela. Se não conhece o suficiente, será que realmente acredita? Eu realmente acredito na frase ''Fé inabalável é aquela, capaz de enfrentar a razão, em qualquer época da humanidade ''. E para mim não basta ter fé, eu preciso compreender.

Compreender não é negar. Eu posso aceitar algo que ainda não compreendo, mas não posso aceitar algo que eu já compreendo não ser possível. Por isso acredito na existencia de Deus, apesar de não conseguir compreender essa existência ainda. Antes a minha atitude era a outra. Eu negava o que não compreendia. Pode ser que mais tarde, eu compreenda que Deus não existe. E se eu compreender isso, se essa conclusão for inevitável, que seja então.

Se ninguém questionasse, ninguém debatesse, nunca teríamos nos desenvolvido intelectualmente e moralmente. Isso só acontece quando existe discordância e troca de opiniões.

Alguns só não querem pensar na possibilidade de estarem errados, outros não querem nem correr o risco de ver sua fé desmoronando. Acham que se isso acontecer, terão feito tudo em vão na vida. Deve ser difícil imaginar que toda a base que guiou sua vida pode estar errada. Mas quem disse que o que passou foi a toa? Não foi, te levou a algum lugar. Foi o seu caminho para chegar onde você está.

Você pode achar que eu estou me referindo aos católicos, mas me refiro a todos. Os ateus também são assim. Se recusam a estudar porque podem ter que vir a acreditar. E os crentes fazem da mesma forma. Se recusam a estudar e debater porque podem ter que vir a desacreditar em tudo que acreditaram. Ambos preferem não saber a verdade, não pensar sobre a verdade, porque se a descobrirem, terão que mudar. O homem tem medo da mudança.

A falta de debate leva ao extremismo e às piores épocas da humanidade. Devem existir muitos outros motivos para não se falar sobre religião. Eu fiz o blog basicamente para isso. E você? Qual é o seu motivo?

2 comentários:

  1. Concordo com a dicussão...apesar de ter compartilhado o post...

    Mas acho dificil encontrarmos a verdade, quem vai dizer?

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Pensando em uma única vida de 80 anos, realmente é difícil e o tempo é curto. Mas essa visão é só uma das visões.

    Existem os que dizem que temos todo o tempo do mundo.

    A verdade é a verdade. Não importa o que dizem. Um físico chega na verdade estudando. Isso que quero fazer.

    O uso da razão é sempre um bom caminho.

    ResponderExcluir