sábado, 19 de fevereiro de 2011

Não Existe Almoço Grátis

Sabe aqueles anúncios de almoço grátis que você vê por aí? Isso não existe. O almoço está incluído no preço e as outras coisas da vida são assim também.

Cada decisão que tomamos tem seus prós e contras. Não existe almoço grátis. As pessoas só querem ganhar, só querem se dar bem, mas não querem se sacrificar e ter trabalho. Querem que tudo funcione sem que elas se esforcem o suficiente.

As vezes parece que o esforço do vizinho é menor do que o seu, mas a verdade é que você não sabe o que, nem quanto ele fez antes para conseguir o agora. Você só vê o agora, mas nós somos resultado de uma soma de experiências em que cada uma delas contribuiu para o presente momento.

Talvez exista uma forma de ter tudo o que se quer ao mesmo tempo, mas eu não conheço um jeito fácil. Esperar que os outros façam a nossa parte é esperar receber almoço grátis. O pior é que as vezes você realmente já recebe um almoço grátis. É aquele almoço mais ou menos, que não é o que você queria, mas é o que muita gente daria tudo para ganhar também. A verdade é que você nem se dá conta disso e quer receber um almoço muito melhor e o jantar também.

Cedo ou tarde, hoje, amanhã ou depois, vai chegar o dia em que você terá que fazer as coisas por si mesmo. E enquanto você não se conscientizar disso, vai sofrer, vai ficar batendo cabeça, encontrando desculpas ou culpando os outros por seus problemas.

O primeiro passo é conscientizar-se de tudo que se recebe e ser grato por isso. Repare o quanto as pessoas te ajudam e o quanto elas fazem coisas por você antes de pedir mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário