sexta-feira, 22 de maio de 2015

Reforma Íntima Sem Martírio - Sensacional

Reforma Íntima Sem Martírio, de Ermance Dufaux é um livro sem igual. Trata, sem rodeios, dos processos de melhoria íntima aos quais deveríamos nos submeter. A autora é direta e objetiva ao avaliar nossas falhas de caráter e as armadilhas mentais que criamos para fugir de nossas obrigações.

Me chamou muita atenção o estilo objetivo em relação às falhas no pensamento espírita atual. Tudo que está escrito, em qualquer lugar, é passível de interpretações e como em todas as doutrinas, distorções acontecem. Gostei desta obra justamente pela tentativa que Ermance fez de corrigi-las.

É o primeiro livro de Dufaux que leio. Dizem que ela expõe ideias contrárias à doutrina espírita. Nesta obra, não me pareceu o caso. Tenho preferência por autores que cobram mais atitude mental e moral positiva dos leitores, o que me pareceu ser executado com maestria. Tenho que ler outros para avaliar com mais precisão, mas a minha impressão é que ela enfrenta e descortina problemas criados pela nossa interpretação e vivência do espiritismo.

O objetivo da obra é a melhoria do ser humano através de correção das posturas mentais adotadas durante a vida, mas pelo menos um terço do livro foca especificamente na postura espírita diante da existência.

É um livro excelente, que recomendo. Estou certo que muitas informações me passaram despercebidas, dada a riqueza do material. Então, daqui a um tempo, lerei novamente para captar novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário